Home / Noticias / Consulta Popular 2017 acontece de 1 a 3 de agosto
Consulta Popular 2017 acontece de 1 a 3 de agosto

Eleitores poderão escolher as principais demandas da região do Litoral por meio de voto

A Consulta Popular 2015, organizada pela Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão do Estado e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), será realizada nos dias 1, 2 e 3 de agosto em todo Rio Grande do Sul. Por meio de votação secreta, eleitores poderão escolher as demandas mais importantes para o desenvolvimento da sua região. Neste ano, será possível votar pela internet e por um aplicativo no celular.

O processo da Consulta Popular iniciou há algumas semanas com reuniões microrregionais para definir as principais demandas de cada região. Para o Litoral Norte, será destinado R$ 1,8 milhão e foram eleitos seis projetos (veja abaixo), os quais irão paras as cédulas de votação. Destes seis, os três mais votados receberão os recursos, que serão divididos igualmente entre cada projeto.

Para receber os recursos, os municípios com até 10 mil habitantes precisam alcançar 6% dos votos dos eleitores e os municípios com mais de 10 mil, 5%. Em Capivari do Sul será necessário, no mínimo, a participação de 240 eleitores para que o município se classifique.  Cada eleitor poderá votar uma vez e eleger um projeto da cédula.

Após a votação, as cidades habilitadas serão convocadas para fazer a divisão dos valores e posterior elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Sobre a Consulta Popular – Região Litoral Norte

Projetos aprovados:

• Aumentar a complexidade hospitalar e fortalecer os hospitais existentes
  • Programa de apoio à agricultura familiar e associativa para a produção sustentável com ênfase no jovem produtor
  • Plano de segurança integrado
  • Qualificação das estradas para o turismo e produção rural
  • Reconhecimento das comunidades e fortalecimento da pesca artesanal
  • Recuperação ambiental e desenvolvimento sustentável da orla marítima

Dia da votação: 1, 2 e 3 de agosto

Como votar: Pelo site www.consultapopular.rs.gov.br ou pelo aplicativo que pode ser baixado no celular. Em Capivari do Sul: haverá computadores e celulares habilitados na Prefeitura, Postos de Saúde e escolas.

Quem pode votar: estão habilitados os eleitores com domicílio eleitoral na região Litoral Norte.

Documentos necessários: título de eleitor