Home / Noticias / Prefeitos da Amlinorte debatem sobre segurança com secretário do Estado
Prefeitos da Amlinorte debatem sobre segurança com secretário do Estado

Presidente da Associação entregou ao secretário um levantamento realizado com os números do efetivo no Litoral e expôs os problemas da região

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, virá ao Litoral Norte para uma reunião com os prefeitos e sociedade civil organizada, com o objetivo de elaborar uma política de segurança pública para a região. O anúncio foi feito na última quarta-feira, dia 19 de julho, em reunião realizada no gabinete do secretário Schirmer, em Porto Alegre, promovida pela Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte.
Na audiência, o presidente da Amlinorte, prefeito Cilon Silveira, de Xangri-lá, entregou um levantamento realizado pela associação com os números de efetivo, tanto da Polícia Civil quanto da Brigada Militar, nos 23 municípios do Litoral Norte. No entanto, nessa reunião, o Schirmer não fez nenhum anúncio específico para algum município litorâneo. Deixou claro que o Litoral Norte será contemplado com novos policiais até o final do ano, assim como nas regiões no Estado onde os índices de violência são preocupantes. Se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com a região no desenvolvimento do planejamento de segurança, mas disse ser inviável nesse momento a destinação de 50% dos formandos em Osório para o Litoral, como era a intenção dos prefeitos.
O presidente da Amlinorte expôs a grave crise na segurança pública, onde além da falta de efetivo, os agentes ainda enfrentam a falta de recursos indispensáveis para o policiamento. “Quero fazer uma reunião no Litoral Norte e discutir a segurança como um todo, eu fui prefeito e conheço a realidade que vocês estão passando”, disse o secretário Schirmer, lembrando o período em que esteve à frente da prefeitura de Santa Maria. A reunião será marcada pela Amlinorte com a SSP.
O secretário Schirmer informou que as turmas de formandos serão levadas inicialmente para Porto Alegre e Região Metropolitana, a fim de passarem por um treinamento intensivo. Depois serão distribuídos nas regiões Metropolitana, Serra, Litoral e grandes municípios. Mas adiantou que os municípios pequenos, que hoje não contam com nenhum PM, deverão receber ao menos três policiais nos próximos dois meses e que a meta é chegar a dezembro com ao menos cinco policiais em cada cidade.
Participaram do encontro os prefeitos Cilon Silveira (Xangri-lá), Eduardo Abraão (Osório), Daiçon Maciel (Santo Antônio da Patrulha), Marco Cardoso (Capivari do Sul), Flori Werb (Itati), Dirceu Selau (Mampituba), os vice-prefeitos de Balneário Pinhal, Alequis Pinto, e de Mostardas Marne Souza, e os representantes e secretários de Arroio do Sal, Capão da Canoa e Imbé.