Home / Noticias / Corsan inaugura Estação de Tratamento de Água em Capivari do Sul
Corsan inaugura Estação de Tratamento de Água em Capivari do Sul

Solenidade contou com a presença do governador do Estado José Ivo Sartori

A Corsan inaugurou, nessa sexta-feira, dia 29 de setembro, a ampliação do sistema de abastecimento de água de Capivari do Sul. As obras executadas incluem a Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para 20 litros por segundo; adutora de água bruta com 516 metros e adutora de água tratada com 1.614 metros de extensão; estação de bombeamento de água, dois reservatórios, com 200m³ e 250m³ de capacidade, e extensão da rede de distribuição em 13.797 metros.

Resultado de um investimento na ordem de R$ 4,38 milhões, com recursos provenientes da Corsan e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), as obras beneficiam toda a população urbana da cidade, estimada em 4.020 habitantes, levando água tratada também ao Polo Industrial e ao distrito da Santa Rosa.

A solenidade de inauguração ocorreu pela manha, junto à ETA, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do presidente da Corsan, Flavio Presser, do prefeito Marco Cardoso e vice Leandro Monteiro, deputados, secretários estaduais e municipais, vereadores e demais autoridades.

O prefeito Marco Cardoso destacou o desenvolvimento do município desde sua emancipação e todas as benfeitorias que foram realizadas, muitas delas fruto de parcerias com o Estado e a União. Falou sobre a importância desta obra para a cidade, que irá melhorar significativamente o abastecimento de água, ampliando o fornecimento de 50 para 450 metros cúbicos, dobrando a pressão e melhorando a qualidade da água. Marco também disse que o município já está trabalhando no projeto de rede de tratamento de esgoto e tão logo esteja pronto irá em busca de recursos para executá-lo.

O governador José Ivo Sartori salientou a importância desta obra para o município, principalmente em questões de saúde e meio ambiente. “A Estação de Tratamento de Água é uma conquista da comunidade que trará benefícios sociais, ambientais e de saúde. Trata-se de uma estrutura urbana mais qualificada e adequada às necessidades crescentes da população”, afirmou Sartori.

Disse ainda que as parcerias, tanto públicas como privadas, têm sido fundamentais para a realização de diversas obras no Estado e que os município precisam estar preparados para habilitarem-se na busca de recursos. “Nosso governo trabalha por um Estado mais eficiente na prestação dos serviços essenciais para o cidadão. Nós, gestores, somos passageiros, mas as obras, o trabalho social, o desenvolvimento das regiões, são resultados permanentes”, assegurou Sartori.