Home / Noticias / Secretaria de Educação promove Jantar Temático da Semana Farroupilha
Secretaria de Educação promove Jantar Temático da Semana Farroupilha

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu, dia 15 de setembro, junto às escolas municipais e estadual, o 1° Jantar Temático da Semana Farroupilha com o tema: “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história”, no Restaurante Seival em Capivari do Sul.

Partindo do princípio de que a história de um povo só poderá ser bem interpretada conhecendo-se a vida e a obra de seus filhos, o tema teve por objetivo homenagear as figuras da Revolução Farroupilha como Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Davi Canabarro, Souza Neto, Corte Real, Gomes Jardim, Onofre Pires, Teixeira Nunes, Bento Manoel Ribeiro e outros.

“Para nós capivarienses, salientamos a figura de Garibaldi, pois ele e seus companheiros construíram quatro barcos e planejaram que dois continuariam realizando o corso na Lagoa dos Patos, enquanto os outros seriam lançados no Oceano Atlântico para alcançar Laguna”, disse a secretária Nora Nunes. Garibaldi armou duas imensas carretas e deslizou sobre elas os barcos, puxados por bois, levou-as até as margens do Capivari. Partiu em 5 de julho de 1839, e depois de percorrer por terra aproximadamente sessenta quilômetros em terreno arenoso e salino, chegou às praias onde durante três dias reparou as embarcações e lançou-as no mar.

Após este resgate da Revolução Farroupilha foi realizada uma homenagem a alguns capivarienses que se destacaram em 2017:

• Miguel Batista Borges de Matos (Sagu) – Churrasqueiro oficial do município;
  • Iasmim Soares Peres – 1º lugar na Prova de 6 Balizas da Inter Raças – Expointer 2017;
  • Ricardo Peres Gonçalves – Domador de Ouro do Ano – Expointer 2017;
  • Morgana Souza Kestering – Embaixatriz do Município de Capivari do Sul;
  • Banda Municipal Musical Giuseppe Garibaldi (Pais representantes, regida pelo maestro Jeferson Rodrigues) – 1º lugar no Campeonato de Bandas em Capão da Canoa.

O jantar foi animado pelo músico nativista Rudy Kestering e pelos irmãos gaiteiros Eduardo e Eduarda, de Capão da Canoa.