Home / Noticias / Capivari realiza Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional
Capivari realiza Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional

Ocorreu nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Capivari do Sul, com realização da Prefeitura Municipal em parceria com organizações e instituições ligadas ao tema. O evento contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, entre poder público, professores, nutricionistas, profissionais da saúde e assistência social, entre outros, e teve como objetivo contribuir na formação de gestores e sociedade, apresentando o histórico e conceitos da segurança alimentar e nutricional.

O encontro foi ministrado pela pesquisadora da UFRGS Brizabel Rocha, que abordou os conceitos e legislação sobre as políticas de segurança alimentar e nutricional, o sistema nacional de segurança alimentar, desnutrição e obesidade e ações para promoção e fortalecimento. Após as explanações, a pesquisadora dividiu o público em grupos para realizar um diagnóstico da segurança alimentar e nutricional no município. Foram debatidos três questões: quais ações e projetos estão sendo realizados; quais as dificuldades encontradas para implantar estas ações; e quais os projetos e ações que poderiam ser desenvolvidos em Capivari. Todos os grupos apresentaram suas respostas, dúvidas e possíveis soluções.

O próximo passo será a criação de um grupo formado por membros ligados diretamente ao setor, principalmente com a participação das Secretarias da Educação, Saúde e Agricultura, para iniciar a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com ações estratégicas para corrigir as vulnerabilidades encontradas no município.

O seminário aconteceu durante todo o dia na Câmara Municipal de Vereadores.