Home / Noticias / Espaço de Integração das Gerações Recanto Feliz é inaugurado oficialmente
Espaço de Integração das Gerações Recanto Feliz é inaugurado oficialmente

Projeto de autoria da vereadora Sandra Cardoso também denominou as salas utilizadas pelas entidades do município

O Espaço de Integração das Gerações Recanto Feliz foi oficialmente inaugurado na última sexta-feira, dia 15, com a colocação das placas de nomeação do espaço. De autoria da vereadora Sandra Cardoso, o projeto de lei denominou o prédio localizado no Parque Municipal de Eventos Abrahão Nunes, assim como também suas respectivas salas, que foram destinadas a quatro entidades. A do PTG Laçadores de Capivari foi denominada Ledi Antunes Oliveira, a da Associação dos Aposentados e Pensionistas Idosos de Capivari do Sul (AAPICS), Marina Nunes, a da Boa Idade, Geny Oliveira Silva, e a da Banda Marcial, Anita Garibaldi.

Com a presença do Executivo, Legislativo, representantes das entidades e familiares dos homenageados, as salas foram inauguradas e cada uma recebeu uma placa contendo o nome e um breve histórico.

Maria da Silva Nunes, mais conhecida por Marina Nunes, teve seu trabalho reconhecido pela AAPICS. Participou ativamente de diversas entidades, como coordenadora da cozinha do PTG, “mãe da Banda”, auxiliando nos concursos e festivais e, por último, coordenou o Grupo da Boa Idade e AAPICS. Faleceu no dia 4 de setembro de 2014 e deixou quatro filhos: José Paulo, José Luiz, João Carlos e Maria Adriani. Marina era natural de Santo Antônio da Patrulha.

Ledi Antunes de Oliveira foi a escolhida para nomear a sala do PTG. Natural da família dos Botinhas de Capão da Porteira, casou com Boaventura Barbosa e teve duas filhas, Mara Terezinha e Valéria, e duas netas, Amábile e Anita. Mesmo morando na fazenda, sempre participou ativamente das festas de São Jorge e na Escola Arthur da Costa e Silva. Desde que foi fundado o PTG Laçadores de Capivari, colaborou com seus dotes culinários e sua alegria de viver. Faleceu em 9 de julho de 2016, aos 73 anos.

A homenageada do Grupo da Boa Idade é Geny Oliveira. Natural de Osório, veio para o município por volta de 1960 e era casada com Pedro Jeremias da Silva, que faleceu logo que chegaram em Capivari do Sul. Teve três filhos: Jairo Silva da Silva, José Oliveira da Silva e Vilson Oliveira da Silva. Geny teve quatro netos e duas bisnetas. Foi uma das primeiras participantes do Grupo da Boa Idade. Era conhecida por todos na comunidade por ser uma pessoa muito querida e que adorava dançar. Faleceu no dia 13 de setembro de 2013, aos 100 anos.

A Banda Musical Giuseppe Garibaldi teve sua sala denominada Anita Garibaldi. Ana Maria Ribeiro da Silva nasceu em Laguna em 1821. Com apenas 18 anos, conheceu Garibaldi em 1839 e viveu um romance que durou até a sua morte, 10 anos depois, na Itália. A Saga de Giuseppe Garibaldi em Capivari e suas andanças por esse território com Anita é marco histórico do Litoral Norte na Revolução Farroupilha. Dez anos depois de sua morte, Anita foi reconhecida como a Heroína de Dois Mundos.

O prefeito Marco Cardoso parabenizou a vereadora Sandra Cardoso pela iniciativa. “Construímos uma obra com grande valor sentimental, porque proporciona um local para essas entidades que trabalham visando o bem-estar social de seus associados e ainda homenageamos aqueles que tanto contribuíram com nossa comunidade”, salientou Marco.

Conforme a vereadora Sandra, todos os nomes foram escolhidos em conjunto com as entidades, após votação. “O Espaço de Integração das Gerações Recanto Feliz é um local que reúne pessoas de todas as faixas etárias, desde as crianças da banda até os participantes da boa idade, e é um espaço onde todos desenvolvem atividades que proporcionam momentos de alegria e felicidade”, salientou. Em relação às salas, destacou a satisfação de ver que todas escolhidas foram mulheres guerreiras que trabalharam com afinco, sem visar lucro, para suas entidades e comunidade. “A única que não é do nosso meio é Anita Garibaldi, porém, registrou uma bela história junto a Giuseppe Garibaldi, durante a Revolução Farroupilha”.

Veja todas as fotos em https://www.facebook.com/CapivaridoSul/