Home / Noticias / Executivo encaminha projeto para instalação de Usina Termoelétrica no município
Executivo encaminha projeto para instalação de Usina Termoelétrica no município

Empresa Litoral Norte Geração de Energia Ltda. solicitou aquisição de sete lotes do Polo Industrial para instalação de usina que terá 5.0 MW de potência

O Executivo de Capivari do Sul encaminhou, na última semana, um projeto de lei solicitando autorização Legislativa para a instalação de uma Usina Termoelétrica no Polo Industrial do município. A empresa Litoral Norte Geração de Energia Ltda. pretende adquirir sete lotes para instalação da usina, que terá 5.0 MW de potência e utilizará como combustível a casca de arroz de fornecedores da região. Cada lote possui 5 mil m² aproximadamente.

Com a construção do empreendimento, serão gerados 150 empregos diretos e indiretos na fase de implementação. Já na fase de operação, está prevista a criação de 30 empregos diretos. Conforme o Executivo, além de promover incremento significativo na arrecadação do município, um dos principais impactos positivos na construção da UTE é a ampliação da disponibilidade de energia regional devido o aumento da potência adicionada ao Sistema Interligado Nacional.

A atividade econômica do empreendimento é medida pelo retorno do projeto, considerando assim o investimento realizado, a receita gerada pelo mesmo e todas as despesas incorridas para a sua operação e manutenção. O investimento total do projeto é de R$ 30 milhões, com execução da obra estimada em 15 meses e prazo de operação de 25 anos.

Segundo a empresa Litoral Norte Geração de Energia Ltda., será necessário um total de 40 mil toneladas de casca de arroz por ano para o funcionamento da usina, a qual já possui 74% dessa quantia mediante contrato com fornecedores, e outras tratativas já estão sendo realizadas para que novos contratos sejam firmados. As cooperativas Rizícola Pitangueiras e Palmares serão umas das fornecedoras.

Agora, a empresa aguarda a confirmação de autorização do projeto por parte do Legislativo para dar início ao processo de licenciamento ambiental e logo após a execução das obras. Conforme os empresários, o prazo para entrar em funcionamento é de três anos.

Com aprovação do projeto, área industrial terá 12 lotes ocupados

O Polo Industrial de Capivari do Sul fica localizado na RSC 101, a quatro quilômetros do centro da cidade, em direção ao distrito da Santa Rosa, e foi adquirido pela Prefeitura em 2002. No total são 31 lotes, em uma área de 22 hectares. O local recebeu terraplanagem, pavimentação asfáltica e sinalização de 500 metros em 2015, criando assim a Rua das Indústrias, a qual contemplou o acesso a 9 dos 31 lotes da área, que também possui energia e água tratada.

Esta é a segunda empresa que busca autorização para se instalar no Polo. A primeira foi a VL Sul Assessoria em Agronegócio, que adquiriu cinco lotes (24.804,80 m²) para a instalação de uma indústria de assessoria, representação e intermediação de agronegócio, comércio atacadista de soja e comércio atacadista de outras matérias primas agrícolas. A Câmara Municipal de Capivari aprovou por unanimidade, em sessão legislativa, o Projeto de Lei Nº 48/2017 autorizando a instalação da empresa.

Com a instalação destes dois empreendimentos, quase 50% da área industrial do município ficará ocupada, sendo que todas as empresas que tiverem interesse e tenham seus projetos aprovados, têm o prazo de cinco anos para entrarem em funcionamento completo.