Home / Noticias / RECEPÇÃO DO FOGO SIMBÓLICO
RECEPÇÃO DO FOGO SIMBÓLICO

RECEPÇÃO DO FOGO SIMBÓLICO

A Semana da Pátria em Capivari do Sul teve início no dia 20 de agosto, com a solenidade de abertura no Ginásio de Esportes da EMEF Capivari, sendo recepcionado o Fogo Simbólico trazido pela comitiva da Liga de Defesa Nacional, representados pelos Veteranos policiais do exército Srs. Fernando Palmeiro, Weber e Sessim, tendo como motorista o sargento Cabral da Força Aérea do Brasil.

O Fogo foi recebido na RS 040 e conduzido pelos maratonistas de Capivari do Sul, Sr. Daniel Teixeira Rosa e sua filha. O trajeto foi pela Av. Quilombo até o Ginásio de Esportes.

A cerimônia organizada pela Secretaria de Educação e Cultura reuniu representantes do executivo, legislativo, diretoras das escolas, professores e alunos.

O prefeito municipal Marco Cardoso recebeu o archote das mãos do Daniel e acendeu o candeeiro.  A guarda do Fogo Simbólico foi realizada pelo Clube dos Desbravadores de Capivari do Sul, através de seus representantes Jéssica Glader, Vitória Machado e o Sr. José Carlos Garcia da Silva.

A Secretária de Educação e Cultura Nora Nunes, explanou sobre o tema nacional de 2018:

“50 Anos do Projeto Rondon”.

“Durante uma reunião realizada no Rio de Janeiro, com a participação da universidade de Guanabara, Ministério da Educação e Cultura e de especialistas em Educação, surgiu a idéia de levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e a participar do seu desenvolvimento. Em 1967, uma equipe de 30 universitários e dois professores, foram enviados  para conheceram a realidade amazônica no então território federal de Rondônia. A primeira missão durou 28 dias. Tão logo os estudantes retornaram de Rondônia, propuseram a criação de um movimento universitário que desse prosseguimento ao trabalho iniciado no território visitado. A esse movimento deram o nome de “PROJETO RONDON” em homenagem ao bandeirante do século XX,  Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

O Projeto, orientado pelos princípios da democracia, da responsabilidade social e da defesa dos interesses nacionais, tem dois grandes objetivos:

  • A formação do jovem universitário como cidadão;
  • O desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes;

As operações são realizadas nos meses de Janeiro, Fevereiro e Julho, quando as equipes de universitários e professores são enviadas à dezenas de municípios para executarem o trabalho planejado ainda nos bancos acadêmicos e aprovados pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR).”

A Banda Musical Municipal Giuseppe Garibaldi abrilhantou o evento.        

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*