Home / Noticias / PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – CAPIVARI DO SUL
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – CAPIVARI DO SUL

A Secretaria Municipal de Educação através do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa desenvolveu encontros de formação continuada durante o final do ano de 2017 até agosto de 2018. A formação continuada atual envolveu as professoras da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização da rede municipal de ensino, tendo como tema central “As infâncias”.

Em cada território que aderiu ao programa, foram necessárias Coordenadores e Formadores para o desenvolvimento das ações locais. Como o PNAIC é um programa do MEC, o engajamento entre Governo Federal, Estados e Municípios foi fundamental para a realização do mesmo. Para isso, a Universidade Federal de Rio Grande – FURG escolheu como sua Coordenadora a professora Suzane da Rocha Vieira Gonçalves para desenvolver e acompanhar as atividades de formação docente dos municípios da 11ª CRE/RS, a qual também teve como seu Coordenador Regional o professor José Nilson dos Santos Farias. Dessa forma, foram realizados encontros mensais em Santo Antônio da Patrulha para reunir todos os Coodenadores e Formadores pertencentes à essa região. No município de Capivari do Sul a Coordenadora Local do PNAIC foi a professora Jaqueline Santos, a Formadora Local da Educação Infantil foi a supervisora pedagógica Daniela Pacheco e a Formadora Local do Ciclo de Alfabetização foi a professora Lilian Agliardi.

Os encontros propiciaram um espaço de debates, conversas, reflexões, diversidade, pluralismo de ideias, inovação, integração, colaboração e partilha entre as participantes. No dia 16 de agosto, todas as participantes do PNAIC 2017/2018 foram convidadas para o evento de encerramento das ações do PNAIC, com a Mostra Pedagógica “Compartilhando saberes e vivências na Educação Infantil e na Alfabetização”.

Diante dos resultados positivos em relação à formação continuada de professores, a Secretária de educação Nora Nunes salientou a importância de continuar traçando metas para dar continuidade aos estudos iniciados.