Home / Noticias / Escolas participam de Semana de Ensaios para a prática de Iniciação Científica
Escolas participam de Semana de Ensaios para a prática de Iniciação Científica

As escolas municipais de Capivari do Sul participaram, entre os dias 19 a 23 de novembro, da Semana de Projetos de Pesquisa na Escola – Ensaios para a prática de Iniciação Científica. O projeto, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está em seu segundo ano.

A primeira escola a realizar suas atividades foi a EMEF Capivari, no dia 20, que optou por desenvolver uma mostra dos trabalhos articuladas à MOCCA – Mostra Cultural. Com tema livre, a MOCCA reuniu trabalhos dos mais diversos assuntos, como prática de esportes, reciclagem e aproveitamento do lixo doméstico, avida das abelhas, aborto, bullying, motocicletas, cavalos, séries de tv, entre muitos outros.

Na EMEI Mundo Encantado, a 5ª Feira de Ciências aconteceu dia 22 e teve a participação da personagem Luna, que durante as pesquisas foi fundamental para aguçar a curiosidade das crianças e incentivou na escolha dos temas. A vida das abelhas, das aranhas, das corujas, cuidados e higiene das mãos foram alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos com ajuda dos professores.

Na oportunidade, a direção da escola também fez a inauguração da Sala de Informática, Estufa de Verduras, Quadra Sintética e brinquedo Casa na Árvore.

Encerrando a Semana de Iniciação Científica, a EMEF Télbio Farias Cardoso dedicou o momento da Feira de Ciências para recepcionar o grupo Afro Brechó da Dança, de Porto Alegre. Por meio da Secretaria de Educação e Cultura, foi convidada a professora Cláudia Barcellos para a realização de apresentações artísticas para celebrar a passagem do Dia da Consciência Negra. Foi um momento importante que trouxe um pouco da cultura africana e abrilhantou a tarde no ginásio da escola.

A Secretária Nora Nunes destaca que esta Semana foi o resultado de um trabalho conjunto em que todas as partes envolvidas se dedicaram muito para que o evento se realizasse. “Dessa forma fica o agradecimento às diretoras das escolas Tanira Sessim, Gabriela Peixoto, Irene Magni e suas equipes que fizeram belos eventos”, comentou.