Home / Noticias / Instituto Anita Garibaldi visita Capivari do Sul
Instituto Anita Garibaldi visita Capivari do Sul

Instituto Anita Garibaldi visita Capivari do Sul

Grupo esteve no município para celebrar o nascimento de Giuseppe Garibaldi, em 4 de julho de 1807, e sua passagem por Capivari no dia 5 de julho de 1839

O Instituto Anita Garibaldi esteve em Capivari do Sul, na última quinta-feira, 4 de julho, para comemorar o aniversário de Giuseppe Garibaldi, que nasceu em Nizza, na Itália, em 4 de julho de 1807. Na ocasião, o grupo, liderado pela presidente do Instituto, historiadora e escritora Elma Sant’Ana, também celebrou a passagem de Garibaldi por Capivari, pois no dia 5 de julho de 1839 o herói realizava a odisséia de atravessar por estas terras com seus lanchões Seival e Farroupilha, rumo a Tramandaí.

Esta data é celebrada pelo município que muito orgulha-se de fazer parte de um importante marco da Revolução Farroupilha. Após cruzar por Capivari, Garibaldi seguiu pelo Rio Tramandaí em direção à Santa Catarina, para a conquista do porto de Laguna. Este episódio faz parte da Guerra dos Farrapos (1835-1845), da República Catarinense e do encontro de Giuseppe e Anita Garibaldi. Hoje, o município de Capivari do Sul integra esta história, através do acordo de cidades-irmãs (gemellaggio), com a cidade italiana de Mentana, realizado ainda na primeira administração do município.

O prefeito Marco Cardoso, o vice Leandro Monteiro e os secretários de Educação Nora Nunes e de Ordenamento Rural Luis Carlos Andrade receberam o grupo de mulheres com um acervo de fotos das edições do espetáculo “A Saga de Giuseppe Garibaldi em Capivari do Sul” e com um delicioso bolo para celebrar a data.

Logo após, o grupo se dirigiu ao Rancho do Capivari para conhecer o local de onde saíram as tropas de Garibaldi com os dois lanchões, puxados por cem juntas de bois, em direção à Tramandaí. As Secretarias de Infraestrutura Urbana e Rural revitalizaram o monumento que marca o ponto de passagem e abriram uma estrada para facilitar o acesso ao local, que agora pode ser visto das margens das ERS 040.

 

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*