Home / Noticias / Alunos da EMEF Capivari participam de Projeto Fronteiras da Educação
Alunos da EMEF Capivari participam de Projeto Fronteiras da Educação

Alunos da EMEF Capivari participam de Projeto Fronteiras da Educação

No dia 30 de setembro, os alunos do 8º ano da EMEF Capivari participaram em Porto Alegre, no Salão de Atos da UFRGS, do Fronteiras da Educação, juntamente com a Secretária de Educação Nora Nunes, a Orientadora Maristela Oliveira, os professores Eliane Braga e Lucas Brum. Neste encontro participaram mais treze escolas da Rede Pública e Privada de Porto Alegre.

O Fronteiras da Educação é o módulo educacional do “Fronteiras do Pensamento”, voltado para os estudantes, que debate as principais questões do mundo contemporâneo. Este projeto serve como importante espaço de diálogo com os alunos e professores sobre temas-chave para a compreensão dos tempos atuais. Em 2019, a temática foi a Sustentabilidade e as Novas Tecnologias, abordando as soluções e iniciativas que a sociedade, empresas, entidades e governos podem adotar para minimizar o impacto das mudanças climáticas e do uso excessivo de recursos naturais.

O Fronteiras da Educação tem o patrocínio da UFRGS, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e da  Braskem. Com linguagem e recursos apropriados, o projeto atende estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental com entrada gratuita e vagas limitadas.

A essa iniciativa é acrescida a edição de fascículos didáticos, trabalhando cada uma das temáticas propostas, revisadas por especialistas de renome, com moderna editoração gráfica, para distribuição aos alunos e professores presentes no encontro.

Os conteúdos abordados nas conferências foram o desenvolvimento sustentável, inovação e processos de produção, novas tecnologias, economia circular, consumo consciente e o uso de recursos naturais. Dessa forma foi possível conhecer e debater o pensamento de intelectuais como Zygmunt Bauman, GroBrundtland, Peter Sloterdijk, Geoffrey West entre outros.

No fascículo distribuído, foram apresentados projetos que já existem em diferentes locais do Brasil, além das ideias e conceitos de intelectuais reconhecidos na área do meio ambiente. Abrange um conjunto de informações relevantes para promover a mobilização individual e coletiva para construir um futuro sustentável.

Antes da conferência, foi rodada parte da animação MOANA da Disney, que conta a história de uma princesa com a missão de restaurar a vida e a natureza na região onde mora. Quando as luzes piscaram e a transmissão do longa-metragem foi interrompida, gritos animados preencheram o espaço. A concentração logo foi retomada quando Joana Bosak, consultora pedagógica e professora fixa do projeto e Julia Froeder, CEO da Franca, empreendimento que busca promover engajamento social e empresarial em relação à sustentabilidade, subiram ao palco.

A secretária de Educação salienta que além da abertura para participação dos estudantes ao longo da explanação, o projeto ainda traduz conceitos e leva até eles, de maneira acessível, o que é abordado no ciclo de palestras do Fronteiras do Pensamento.

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*