Home / Mural / COMUNICADO SMEC

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI DO SUL

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE CAPIVARI DO SUL

Capivari do Sul, 22 de março de 2020.

Comunicado

Diante da Pandemia 4.780 escolas municipais e 986.993 alunos no Rio Grande do Sul tiveram sua rotina interrompida. A maioria dos decretos preveem a suspensão por 15 (quinze) dias, prorrogáveis por mais tempo, havendo necessidade.

É uma nova realidade que se impõe à Educação Pública, tendo cada território que buscar as alternativas com base na sua realidade local e nas condições de aprendizagens de seus alunos, garantindo que no final deste período, alunos e professores retornem às suas atividades com a certeza de que cada um fez a sua parte na proteção à vida, como em grande exemplo de cidadania e de cuidado com o outro e cada um terá o seu direito de ensinar e aprender garantidos.

A FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e a UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, orientam que as Secretarias Municipais de Educação reorganizem suas atividades letivas.

Cada município deve organizar a sua rede municipal de ensino, com o apoio do Sistema Municipal de Educação, levando em conta as condições da localidade, tais como: acesso à internet, ferramentas tecnológicas disponíveis na casa de cada aluno e a possibilidade de acompanhamento das atividades dos professores de forma on-line para encaminhamento das atividades.

Tendo em vista que em Capivari do Sul a suspensão das aulas aconteceu a partir de 19 de março de 2020 – quinta-feira, o município está avaliando se as atividades podem ser encaminhadas de imediato aos alunos ou se irá preparar estas atividades durante o período de paralização para disponibilizar aos alunos tão logo a situação retorne à sua normalidade.

A Secretaria Municipal de Educação estará informando ainda no início desta semana à Rede Municipal de Ensino de forma a tranquilizar todos, de que a garantia do direito à educação com qualidade, à proteção à vida e à saúde dos estudantes, professores, funcionários e comunidade escolar, norteiam todas as decisões neste processo de readequação do ano escolar de 2020.

Nora Helena Soares Nunes

Secretária Municipal de Educação e Cultura