Home / Noticias / Feira do Livro de Camaquã homenageia Capivari do Sul
Feira do Livro de Camaquã homenageia Capivari do Sul

Capivari do Sul é a cidade homenageada na 39ª Feira do Livro de Camaquã, que teve início na última quinta-feira, 3 de outubro. Uma comitiva do município, liderada pelo prefeito Marco Cardoso e pela Secretária de Educação e Cultura Nora Nunes participaram do evento. Conforme a organização da feira, Capivari foi escolhido como homenageado desta edição em razão do vínculo histórico com Camaquã, que remete ao período da Revolução Farroupilha no Estado.

O prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, saudou a comitiva de Capivari e salientou a importância deste elo de parceria cultural e histórica entre os municípios. Destacou que esta sendo projetada a construção de uma réplica do barco Seival, com objetivo de alavancar o turismo da cidade. Também comentou do desejo de percorrer com o barco todos os municípios que fazem parte da Rota Farroupilha.

Capivari do Sul foi convidado a integrar a Rota Farroupilha e o prefeito Marco Cardoso agradeceu ao município de Camaquã pela homenagem, ressaltando o vínculo histórico entre as duas cidades, ligadas através da epopeia farroupilha e que até hoje está gravada na história do Rio Grande do Sul.

Presente na comitiva de Capivari, a historiadora Elma Sant’ana relatou sua emoção em ajudar a unificar os dois municípios que tem como vínculo Giussepe Garibaldi, como também a sua alegria em conhecer o tumulo da primeira dama do Estado, Caetana Gonçalves (mulher de Bento Gonçalves).

A Secretaria de Educação e Cultura de Capivari do Sul levou para expor na Feira 15 banners com fotos  e reportagens sobre o Projeto “A Saga de Giuseppe Garibaldi em Capivari do Sul”.