Home / Mural / Novo complexo eólico projeta aerogeradores em Capivari do Sul
Novo complexo eólico projeta aerogeradores em Capivari do Sul

Tramandaí foi sede nesta manhã de terça-feira dia 30/07, de uma reunião de apresentação do projeto do complexo eólico da Lagoa da Fortaleza. O novo parque, com capacidade de geração de 500 MW, abrangerá os municípios de Capivari do Sul,  Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal e Osório. O projeto está sendo desenvolvido pelas empresas Inno Vent Windenergy, Forza e tem como consultoria ambiental a GeoTrópico.

O grupo realiza há três anos estudos ambientais na região e há pelo menos seis anos monitora a estrutura dos ventos no litoral.

Segundo os profissionais Rafael Moura (Biólogo), Brites Pereira (Biólogo), Roberto Jardim (Engenheiro) e Edison Jardim (Administrador), que fizeram a apresentação do projeto, já foram promovidos encontros com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o próximo passo será uma reunião com o Governador Eduardo Leite, onde juntamente com os Prefeitos da região será solicitada a aprovação junto aos órgãos ambientais do novo parque eólico.

“O projeto inicial tem 250 torres, mas isso dependerá da potência de cada estrutura. De acordo com a geração de energia de cada uma, esse número pode variar entre 180 a 200 aerogeradores”, disse o engenheiro Roberto Jardim, que destacou que a área total será de 12 mil hectares, sendo que em Capivari do Sul esta projetado cerca de 80 torres.

Além do Prefeito Marco Cardoso, também participaram do encontro os Prefeitos de Tramandaí Luiz Carlos Gauto, de Balneário Pinhal Márcia Tedesco, o vice-prefeito de Osório Eduardo Rodrigues Renda, representantes dos Deputados Federal Bibo Nunes e Pompeo de Mattos e do Deputado Estadual Gabriel Souza, além dos Secretários Municipais de Tramandaí Fernando Campani do Meio Ambiente e Cláudio Pereira do Planejamento. De Capivari do Sul, participaram ainda o Presidente do Legislativo Roberto  Camargo, o Vereador Manoel Dias (Barriga) e o Vereador Paulo Silva (Paulinho Construtor).

A InnoVent Wind Energy Worldwide é uma empresa alemã e tem sua sede no Brasil no Estado do Paraná. Ela atua no ramo de energias renováveis desde 1996.