Home / Noticias / Projeto Cultural “A Saga de Giuseppe Garibaldi em Capivari do Sul” é lançado oficialmente

Uma das atividades de abertura do ano letivo em Capivari do Sul foi realizada no dia 27 de fevereiro no Complexo do Parque Eólico da Enerfin, em Osório, com o Lançamento Oficial do Projeto Cultural “A Saga de Giuseppe Garibaldi em Capivari do Sul”. O espetáculo está previsto para acontecer no mês de setembro, durante a Semana Farroupilha.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Marco Antônio Monteiro Cardoso, o Vice-Prefeito Leandro Monteiro, a Secretária de Educação e Cultura Nora Nunes, a Promotora Cultural Letícia Góes, a Presidente do Instituto Anita Garibaldi Dra Ana Terra de Mostardas e as diretoras e professoras das escolas municipais e estadual do município.

No primeiro momento, foi realizada uma palestra pelo Coordenador do Parque, Glauco Saraiva, que explanou sobre a energia eólica e o Complexo da Enerfin de Osório.

Logo após foi realizado o Lançamento do Projeto Cultural. A secretária Nora Nunes iniciou com os agradecimentos a Felipe Ostermeyer, diretor da Enerfin, pela parceria entre a empresa e a Prefeitura de Capivari do Sul para a efetivação deste Projeto. A Enerfin será uma das patrocinadoras do projeto, por meio da Lei Rouanet. Expressou sua alegria e satisfação em poder dar continuidade neste trabalho, que desde 2003 vem sendo construído junto à comunidade. Agradeceu também ao diretor pela cedência do espaço do Anfiteatro da Empresa bem como a sala para a exposição dos baners da Saga.

Nora salientou que a relevância do projeto está em “preservar a cultura gaúcha, além de resgatar a Epopéia Garibaldina como fato de ligação do município e o litoral norte com a Revolução Farroupilha, através da construção do conhecimento, compreensão e conscientização do marco histórico que trata da passagem de Giuseppe Garibaldi com suas tropas em Capivari no ano de 1839”.

Comentou que o espetáculo foi apresentado na Expofeira em 2003, 2005 (2 vezes), sendo que a 2º vez na Abertura da Expointer em Esteio, 2007, 2009, 2011 e 2013. No ano de 2015 não  aconteceu devido à doença mormo dos cavalos, onde a inspetoria veterinária proibiu todas as apresentações com cavalos no Estado. Em 2017 e 2019 não houve apresentação tendo em vista que a Prefeitura não teve recursos para a sua efetivação.

Em seguida, o prefeito Marco Antônio e o Vice Leandro fizeram suas colocações sobre a importância deste Projeto Cultural ter sido aprovado pela Lei Rouanet, para o município de Capivari do Sul. Dando continuidade a Promotora Cultural Letícia, fez a apresentação do Projeto para  2020.