2
janeiro 2, 2024

Agricultores de Capivari do Sul são beneficiados com açudes pelo Programa Avançar +RS

✅ Agricultores de Capivari do Sul são beneficiados com açudes pelo Programa Avançar +RS
✳️ Buscando incentivar a reservação de água nas propriedades, a Prefeitura Municipal de Capivari do Sul deu início na semana passada a construção de microaçudes para as famílias rurais. Por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Capivari do Sul foi contemplado com a abertura de 11 microaçudes para agricultores e pecuaristas familiares através do Programa Avançar+RS. Pelo convênio, o Estado repassou 80% do valor para a construção dos açudes e o município aportou 20% como contrapartida.
✳️ O programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS na modalidade açudes tem o objetivo de apoiar a construção de estruturas de reservação de água, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado.
✳️ O projeto técnico, a documentação de adesão do beneficiário ao programa e o levantamento topográfico dos açudes foram elaborados pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente. A seleção e aprovação dos beneficiários foi realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CONRURAL).
✳️ O acompanhamento do trabalho de escavação dos microaçudes foi realizado pelo Secretário Municipal de Ordenamento Rural, Luis Carlos Andrade, Cainho; pelo assessor da Secretaria, Varlei Martins; e pelo técnico da Emater/RS-Ascar, Gustavo Silva. A maioria dos projetos tem como finalidade a dessedentação animal. Até agora, dez açudes já foram concluídos. A previsão é que até o início de dezembro todos os 11 açudes estejam prontos.