a1b8b3d1-f8ae-4ba4-8bcc-a623ae156e44
abril 2, 2024

Com nova ensiladeira, Patrulha Agrícola dá início à colheita de milho silagem de agricultores do município

🌽 Com nova ensiladeira, Patrulha Agrícola dá início à colheita de milho silagem de agricultores do município
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente deu início na segunda-feira, 25, à colheita do milho silagem. A primeira lavoura colhida pela patrulha agrícola foi a da agricultora Alzira Leda de Oliveira, da localidade de Rancho Velho. O serviço foi acompanhado pelo secretário da pasta, Varlei Santos Martins. Na propriedade, Leda trabalha com a bovinocultura de corte e desenvolve a agricultura de subsistência.
Buscando qualificar ainda mais o serviço prestado pela patrulha agrícola, nesta safra o município começou a utilizar inclusive uma nova ensiladeira, mais moderna e que permite uma melhor trituração do milho forrageiro, dando mais qualidade à silagem. O implemento foi adquirido através de uma emenda parlamentar.
Conforme o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Gustavo Silva, a produtividade na área da produtora praticamente dobrou em relação à safra anterior. “Este ano, devido principalmente às condições climáticas mais favoráveis nos meses de janeiro e fevereiro, que registraram acumulados de chuva de 120 milímetros e 85 mm, respectivamente, quando o milho estava em floração e enchimento de grão, permitiu que as lavouras de modo geral tivessem um melhor desenvolvimento e sofressem menos com o déficit hídrico, como aconteceu nos anos anteriores, em que tivemos períodos de estiagem e que afetaram muito as áreas de milho”, afirma o extensionista rural.
Segundo a Emater/RS-Ascar de Capivari do Sul, que presta assistência técnica aos agricultores familiares através de contrato com a Prefeitura Municipal, a colheita do milho silagem já atingiu 85% da área plantada, que nesta safra chegou a 45 hectares no município.