
P.M. DE CAPIVARI DO SUL PROMOVE TEATRO ALUSIVO AO DIA 18 DE MAIO: DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
📎 No dia 09/06 (quinta-feira), os alunos da rede municipal e estadual de ensino, do 1º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio e seus respectivos pais tiveram a oportunidade de assistir a peça de teatro “O lobo disfarçado“, do grupo teatral Casullo Produções.
📎 A peça conta a história do tio Wolf, um lobo que se disfarça de homem para roubar a Flor da Inocência que todas as crianças possuem. O espetáculo consiste numa livre adaptação do clássico da literatura infantil “Chapeuzinho Vermelho”, famosa fábula escrita originalmente por Charles Perrault, em 1967, tendo como tema central a pedofilia.
📎 Em uma encenação lúdica repleta de simbologias do universo infantil, a peça se propõe a auxiliar as crianças a identificar o perigo e buscar ajuda, além de abrir possibilidade de debate entre o público presente.
📎 Durante a peça os atores trouxeram de forma clara e musicalmente as partes do corpo que somente a própria criança e ou adolescente podem tocar, que são denominadas de partes íntimas. Também abordaram o perfil dos abusadores através do personagem do tio Wolf, o lobo disfarçado. Em que esta pessoa é extremamente próxima a família da Chapeuzinho Vermelho, sendo muito presente o tempo todo, solícita e colaborativa, ou seja, como o perfil da grande maioria dos abusadores, colocando-se acima de qualquer suspeita. Também aparece alguns sinais e sintomas da criança e ou adolescente vítima de abuso, como tristeza, apatia, sentimento de vergonha e de culpa. A peça tem como fechamento a denúncia do lobo pela professora, a prisão do mesmo e o acolhimento da Chapeuzinho Vermelho por profissional da área da psicologia onde ela recupera a sua alegria, espontaneidade e vontade de brincar.
📎 Com o teatro o município encerra de forma brilhante as suas ações alusivas ao 18 de maio, sendo que estas foram solicitadas pelo PSE (Programa Saúde na Escola), organizadas e planejadas pelas psicólogas da Equipe Multiprofissional da SMEC, equipe técnica do CRAS e custeada pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
📝 Texto: Celoi Araujo dos Santos
📸 Fotos: Nataly Cardoso
