
Programa de Educação Fiscal já está em execução nas escolas municipais
Na tarde de segunda-feira (15), as Secretarias da Fazenda e da Educação de Capivari do Sul promoveram uma reunião conjunta para oficializar a implantação do Programa de Educação Fiscal nas escolas do município, que terá início no segundo semestre de 2025.
Na oportunidade, foram entregues materiais pedagógicos, como o livro “Aprendendo a Ser Cidadão”, que será utilizado nas atividades escolares ao longo do semestre. Além disso, foi apresentado o Plano de Trabalho de Integração Tributária (PIT), contendo a documentação e o planejamento das ações que serão desenvolvidas no período.
As escolas já iniciaram o programa com atividades práticas voltadas ao aprendizado sobre cidadania e economia, como feirinhas, cantinas e mercadinhos. Em um primeiro momento, os alunos foram convidados a refletir: “De onde vem o dinheiro? Como os adultos ganham o seu dinheiro?”. Para tornar o aprendizado mais dinâmico, foi montada uma papelaria em sala de aula, onde cada estudante recebeu uma “mesada” para realizar compras. Após escolherem os produtos, passaram pelo caixa, exercitando noções de valor, troco, nota fiscal e consumo consciente.
O Programa de Educação Fiscal tem como objetivo aproximar os estudantes do tema da cidadania fiscal, incentivando a compreensão sobre a função social dos tributos e a importância da participação de todos na construção de uma sociedade mais justa e consciente.




