setembro 10, 2021

RESGATE DE ANIMAL SILVESTRE

🐕Nesta quinta-feira, dia 02 de setembro, um morador do centro de Capivari do Sul, teve a surpresa de constatar a presença de um Graxaim-do-mato (Cerdocyon thous) em sua propriedade.

Durante a madrugada os cães se agitaram muito, precisando ser dispersos pelo proprietário que não distinguiu um dos cães no meio da briga. Durante o dia, ao perceber que se tratava de um animal silvestre, o morador acionou a Vigilância em Saúde Municipal.

Cães do mato, como são chamados, podem ser encontrados no perímetro urbano, já que o município é circundado por áreas como rio, banhados, matas de restinga e campos, que abrigam uma diversidade de animais da fauna silvestre. Contudo devem ser resgatados por profissionais habilitados e capacitados para o manejo. O resgate foi realizado pelo Guarda Parque, da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), responsável pelo monitoramento da APA – Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, localizada na divisa com Viamão, que atendendo a solicitação desempenhou o resgate de forma assertiva e segura.

O Graxaim foi conduzido ao centro de reabilitação da vida silvestre em Viamão. Destaca-se a importância de direcionar o resgate de animais silvestres de maneira correta para evitar acidentes e possível contaminação por doenças como a raiva que continua circulando no Estado.

🤝 A Secretaria da Saúde e Assistência Social, através da equipe de Vigilância em Saúde Municipal agradece aos colaboradores da SEMA e ao morador que agiu de forma certa.

Tamanho da fonte
Contraste