abril 1, 2022

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE CAPIVARI DO SUL PARTICIPA DE REUNIÃO COM SECRETÁRIA ESTADUAL

🖊 No dia 24 de março, quinta-feira, a Secretária da Saúde e Assistência Social do Município, Marinez Borges, participou de uma reunião com a Secretária Estadual de Saúde, Sra. Arita Bergman, juntamente com os secretários do Litoral Norte, em Tramandaí.
🖊 Este encontro foi organizado pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS / RS), com o objetivo de apresentar ao Governo do RS as demandas em relação a Saúde do Litoral Norte.
🖊 Abaixo, um resumo das tratativas que ocorreram neste encontro:
〽️ Demanda: Ter atendimento oncológico mais próximo devido à debilidade de saúde dos pacientes.
Tratado na reunião: Governo do Estado está em tratativas para serviço de oncologia na região, possivelmente em Osório.
〽️ Demanda: Aumento do financiamento de procedimentos e consultas de média e alta complexidade.
Tratado na reunião: Redistribuição de recursos de MAC, fazendo um rateio entre os municípios da região metropolitana devido aos recursos insuficientes no litoral.
〽️ Demanda: Demora de acesso aos leitos psiquiátricos.
Tratado na reunião: Aumento de leitos psiquiátricos, 10 leitos em Osório, 10 leitos em Mostardas, 10 leitos em Santo Antônio da Patrulha; ainda em 2022.
〽️ Demanda: Regulação em saúde mental, com atuação em finais de semana e feriado, 24 horas.
Tratado na reunião: Regulação diurna, incluindo finais de semana, a partir deste final de semana.
〽️ Demanda: Gasto alto dos município com transporte inter-hospitalar em casos de transferências.
Tratado na reunião: Transporte será estudado para o próximo ano, porque o estado está em recuperação fiscal não podendo assumir custos fixos; porém ficou sugerido que através do Programa Assistir o Estado estude viabilidade de passar a responsabilidade aos hospitais.
〽️ Demanda: Aumento populacional não registrado, interferindo diretamente na captação de recursos.
Tratado na reunião: Levantamento populacional vai ser verificado por Departamento de Estatística do Governo do Estado, após envio de documentos fundamentado dos prefeitos através do prefeito de Tramandaí (que irá encaminhar isso junto ao Presidente da Amlinorte)
〽️ Demanda: Regulação GERCON, exigência de exames de alto custo para encaminhamentos aos especialistas, gerando custo alto para os municípios.
Tratado na reunião: Representantes do COSEMS irão fazer lista das principais especialidades que estão difícil de encaminhar por exigência de exames, para que se inicie tratativas com a Regulação.
〽️ Demanda: Urgência em saúde mental.
Tratado na reunião: será feita reunião com os representantes de saúde mental da 18ª CRS com o Governo do Estado para ver a situação.
〽️ Demanda: Valor baixo de financiamento para Operação Verão.
Tratado na reunião: Será elaborado documento ao Governo do Estado, com índices, valores e levantamento populacionais, para reavaliação de recursos.
〽️ Demanda: Aumento no recurso para aquisição de fraldas.
Tratado na reunião: inicialmente não há possibilidade.