1
maio 28, 2026

Lançado Pacto para fortalecer rede de proteção a crianças e adolescentes

A Prefeitura de Capivari do Sul promoveu nesta quarta-feira, 27 de maio, a Pactuação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de diversos profissionais da área da educação, saúde, Conselheiros Tutelares, Secretários de Capivari e municípios vizinhos e do prefeito Marco Cardoso.

O objetivo foi promover um momento importante de compromisso coletivo pela proteção, escuta e garantia dos direitos.

Na programação, foi apresentada a Comissão de Avaliação e Monitoramento do Plano Decenal, formada pelas adolescentes Manuella, Sofia, Dafny, Jeyziane, Valentina, alunas da Escola Arthur e EMEF Capivari.

Em seguida, no Painel 1, o Advogado e Promotor de Justiça aposentado Julio Almeida fez uma importante fala sobre a Escuta Especializada.

No Painel 2, a Assistente Social Clarissa de Paula abordou a relevância dos Comitês Municipais de Proteção as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência para a formulação e garantia da execução de fluxos de atendimento/acompanhamento.

Houve ainda a apresentação do Fluxo Municipal em situações de violência contra crianças e adolescentes e da Ficha Municipal de Comunicação de Violência.

O evento, que acontece dentro da programação do Maio Laranja, encerrou com o ato solene de assinatura do Pacto Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência de Capivari do Sul.

Confira mais fotos no Instagram da Prefeitura (CLIQUE AQUI).