julho 17, 2020

Secretaria da Educação promove live cultural de lançamento do livro O Seival e a Odisseia de Garibaldi no Capivari

Capivari do Sul realizou nesta quarta-feira, dia 15 de julho, uma live cultural de lançamento do livro “O Seival e a Odisseia de Garibaldi no Capivari”, da autoria da escritora e historiadora Elma Sant’Ana. O encontro online contou com a participação do prefeito Marco Cardoso, da Secretária de Educação e Cultura Profª Nora Nunes, da escritora Elma Sant’Ana, diretoras e professoras das escolas, escritores italianos, representantes do Instituto Anita Garibaldi, do MTG e comunidade em geral.

Além do lançamento do livro, a live cultural também registrou a data de passagem de Giuseppe Garibaldi e seus lanchões Seival e Farroupilha por Capivari do Sul, no dia 5 de julho de 1839, há 181 anos. Para o prefeito Marco Cardoso, essa foi uma excelente iniciativa para não deixar a data passar em branco. “Nós havíamos planejado a realização do espetáculo da Saga de Giuseppe Garibaldi em Capivari do Sul para este ano, junto às atividades da Semana Farroupilha em setembro. No entanto, devido às restrições provocadas pela pandemia do coronavírus, todos os eventos precisaram ser cancelados e o lançamento deste livro por meio desta live foi uma maneira de mantermos viva esta data tão importante para história a do nosso município”, destacou o prefeito.

Conforme Nora Nunes, “trata-se de uma obra de autoria de Elma Sant’Ana, visando a conscientização da comunidade escolar, das famílias e dos estudiosos dedicados à temática Garibaldina Rio-Grandense. Expõe fatos históricos que comprovam a importante atuação dos lanchões Farroupilha e Seival de 12 e 18 toneladas, com a ajuda de cem juntas de bois e da garra de quem como ele acreditava na Revolução e na República como motor da liberdade. Garibaldi então, arrastou-os por atoleiros, alcançando a barra do Rio Tramandaí e dai ao Oceano”.

A Secretária salienta que, desta forma, o município de Capivari do Sul se insere no mapa histórico da Epopéia Garibaldina Rio-Grandense, estabelecendo uma relação do herói com a cidade e inclusive inserindo a região do litoral norte do Rio Grande do Sul na Epopéia Farroupilha. “Ressaltamos que o município de Capivari do Sul, a partir da sua história, está ligado a territórios internacionais, portanto a obra é indispensável para a divulgação e disseminação da memória e do conhecimento histórico-cultural do município”.

O livro “O Seival e a Odisseia de Garibaldi no Capivari” será distribuído para as crianças e adolescentes das Escolas do município.

Deixe uma resposta